É admiração, referência, inspiração ou é cópia?

casquete Dora, em foto da Cris Cartacho 

Existe uma grande diferença entre admirar o trabalho de alguém, usar como referência / inspiração ou simplesmente copiar!

Hoje vou falar sobre essas diferenças! A vontade de escrever esse texto nasceu depois de ter escrito esse aqui, onde eu conto sobre uma situação desagradável que aconteceu aqui no atelier: uma pessoa se passou por noiva, comprou um acessório meu e passou a realugá-lo indiscriminadamente! Depois que a raiva passou, refleti muito e dessa reflexão nasceu esse post ♥

•  Quando é referência:

É quando você utiliza um elemento de uma obra alheia na sua criação.

Um exemplo: a #noivaMR Dani me procurou e enviou essa referência da esquerda. Uma coroa de flores de laranjeira toda trançada. O que ela queria não era uma cópia: ela desejava a leveza e o ar romântico da peça.

Desenvolvi um fio de pérolas com florzinhas de tecido feitas à mão que achamos que caiu maravilhosamente bem nesse cabelo ruivo lindo que a Dani tem! Foi um belíssimo casamento duplo – ela se casou junto com a irmã Daia.

fotos: Marcos Oliveira

• Quando é inspiração:

Já a inspiração é algo que eu considero ainda mais interessante: transformar algo intangível em outra coisa. Inspirar-se em um vôo de um pássaro para criar um número de dança. Ouvir uma música e criar uma estampa. Ver uma textura e montar um jardim.

Para exemplificar: o trabalho do arquiteto Santiago Calatrava, largamente inspirado na figura humana.  E o quanto é lindo ver o movimento do corpo humano transmitido por uma obra arquitetônica? 

• Quando é cópia:

Bom, a cópia é o mais óbvio de todos e infelizmente é que muita gente faz:

Faz porquê é bem mais fácil, né gente? Pesquisar, construir um trabalho, ler, produzir algo  … tudo isso dá trabalho!

De um jeito ou de outro, as clientes mais sensíveis (que são as que geralmente se atraem pelo meu trabalho) acabam “pescando” quando o trabalho é cópia e sabem, de uma maneira ou de outra, que aquilo não é legal.

Encontrei um texto muito bacana no blog da Vitória Chaves falando sobre produtos conhecidos como inspired (que nada mais são do que cópias) e quero finalizar esse post com ele:

“Nem todas as pessoas têm acesso a revistas de moda ou sites. Simplesmente vão ao shopping, acham um produto bonito e o compram, sem nem saber que estão adquirindo uma imitação. Outras não têm dinheiro para bancar uma bolsa de grife, por exemplo, de jeito que acabam por comprar uma versão mais barata com design semelhante.

Eu mesma adoraria ter uma Birkin, mas é tão cara… Ainda assim não compraria uma imitação. Prefiro ser tudo que eu posso ser, com criatividade e irreverência, buscando sempre informações sobre moda e estilo (não apenas novidades, mas referências históricas também), viajando, descobrindo novidades, a ser um cabide de grifes. Ou pior, um cabide de imitações de grifes. Resumindo: Acho degradante usar os tais produtos inspired.”

E é isso que quero transmitir para todas as clientes do meu atelier: com criatividade, senso estético e muita dedicação, quero criar acessórios que encantem e participem das lindas histórias que vocês querem contar no grande dia de todas vocês!

TEMAS PREFERIDOS

SOBRE O ATELIER

Criamos acessórios exclusivos e que evocam emoções marcantes, participando da construção de lindas histórias.

É assim que gostamos de desenvolver projetos personalizados: a partir de suas histórias e referências, sempre harmonizando vestido, ambiente e horário da cerimônia.

Quer algo especial para você?
Clique aqui!

E-BOOKS

Posts relacionados

Grinalda: descubra o modelo e estilo que mais combina com você!
Quais os tipos de acessórios de cabelo para noiva?
É admiração, referência, inspiração ou é cópia?

Receba meus e-mails com dicas, novidades e promos, tudo em primeira mão.

PS: Eu também odeio spam, seu e-mail tá seguro comigo!

PS: Eu também odeio spam, seu e-mail tá seguro comigo!