WhatsApp (19) 98838.8742 contato@mariarossetti.com.br

Recentemente fui convidada pela Revista iCasei para colaborar nesse post aqui: Grinalda de noiva | Conheça os modelos e descubra o ideal para você.

Amei participar! Vou publicar a entrevista integralmente nesse post, ilustrada com fotos das minhas noivas ♡♡♡

RiatlaStudio2
foto Riatla Studio

entrevista por Marcella Blass


Marcella Blass: O que é a grinalda? E qual é a sua função?

Maria Rossetti: Grinalda é a peça que enfeita o cabelo de uma noiva. Pode ser uma flor (natural ou de tecido), uma tiara delicada, uma faixa de renda com bordados, um arranjo de metal com pérolas e cristais, um casquete… e muitas outras opções de design e tamanhos.
Marcelinos-Fotografia (4)
foto Marcelinos Fotografia
Casamento-valeria-e-douglas-espaccedilo-haras-bella-vista-satildeo-pedro-sp Casamento-no-espaco-haras-bella-vista-em-sao-pedro-sao-paulo-valeria-e-do (26)
foto Foccus Fotografia
Maxwell-Araujo
foto Maxwell Araújo

A função da grinalda é, na minha opinião, valorizar a beleza da noiva e mostrar a personalidade dela. Dou todo o meu melhor para que a mulher se sinta linda vestida de noiva, sem aquela sensação de estar fantasiada. Uma grinalda bem pensada deve refletir a personalidade da mulher, seja ela arrojada, romântica, delicada, clássica ou ainda um pouquinho disso tudo misturado!
31913871 922195751238290 2460260595472007168 O
31542739 922204094570789 2249617622406529024 O
fotos Marcio Yoshida

Uma coisa que sempre digo nos atendimentos é: a grinalda não deveria aparecer mais do que a noiva. A peça é um complemento que precisa estar em harmonia com todos os outros elementos da produção. Além do vestido, temos que pensar também no véu, sapatos, eventualmente buquê e também se a noiva usará outras joias, como pulseiras, colares e terços.
Michel-Izaltino-e-Driely-Canton (1)
Michel-Izaltino-e-Driely-Canton (2)
fotos Michel Izaltino & Driely Canton

MB: A grinalda também pode ser usada sem o véu, correto? Por quê?
Maria Rossetti: Sim, atualmente muitas noivas dispensam o véu. O uso do véu virou uma opção: antigamente, essa peça tinha um significado de pureza e virgindade. Os casais modernos às vezes até já moram juntos, muitas vezes com filhos ou se casando “grávidos”. Nesse contexto, o véu virou um enfeite, perdendo um pouco do significado original.Caroline-Tetzner
foto Caroline Tetzner

Entretanto, muitas noivas amam o efeito dele nas fotos feitas na cerimônia e no making of. As imagens captadas antes e depois da celebração podem ficar extremamente delicadas com a presença do véu no look da noiva.
31870601 1737869452942234 6727889814747611136 O
foto Michel Izaltino & Driely Canton

JohansonCorreia (1)
JohansonCorreia (2)
fotos Johanson Correia

MB: Quais são os estilos de grinalda mais populares? Por quê?
Maria Rossetti:
Certamente as coroas clássicas são as mais populares, ainda nos dias de hoje. As princesas reais, com seus casamentos transmitidos para todo o mundo (desde o casamento de Lady Di até a celebração recente de Meghan Markle) transformaram o imaginário de todas as mulheres e fixaram no nosso inconsciente a coroa clássica, simétrica e cravejada de diamantes, pérolas e pedras preciosas.

Meu trabalho se resume a atender noivas que buscam algo diferente disso! ♡ E o interessante é perceber que muitas mulheres vêm buscando algo nessa direção: peças mais leves, exatamente o tipo de grinalda que amo fazer. Dentro desse nicho, posso afirmar que os arranjos que lembram flores naturais e também fios ou coroas mais fininhas de pérolas são os mais procurados.
Julio-Casanova (2)
foto Julio Casanova
Cf5c1e28-befd-409b-bf3d-546b87306bae
RiatlaStudio
foto Riatla Studio 

MichelIzaltino-e-DrielyCanton (1)
MichelIzaltino-e-DrielyCanton (2)
fotos Michel Izaltino & Driely Canton

1ecb9ece-a39b-40b2-8457-75572acecd40
foto Riatla Studio 

MB: O que avaliar na hora de escolher a grinalda?
Maria Rossetti: Basicamente: o modelo do vestido e ao menos uma idéia geral de penteado. O vestido é a peça mais marcante da produção da noiva, uma roupa que muitas vezes é sonhada desde muito antes do casamento. Ela é a “estrela” do look. A grinalda é um acessório que, a meu ver, precisa harmonizar com o estilo da roupa.

O penteado vem logo em seguida. Preso ou solto? Meio preso? Preso de lado? Com tranças maiores e vistosas? Essa idéia geral do penteado é importante para podermos provar diversas grinaldas e entender, na prática, qual funciona mais.

MichelIzaltino-e-DrielyCanton (5)foto Michel Izaltino & Driely Canton

É claro que é possível escolher uma grinalda e depois escolher o penteado e o vestido. Mas, tendo esses dois itens previamente escolhidos, fica muito mais fácil tomar decisões em relação à peça de cabelo.

Outros itens mais subjetivos que podem ser avaliados: se a noiva gosta de se produzir, se simpatiza mais com o estilo romântico, se o vestido já contem muitos detalhes ou se é mais liso e sem bordados, se existe uma peça de família que será usada no look e vai se destacar, se o buquê for grande ou pequeno … tudo isso conta na hora da escolha da grinalda e, aqui no atelier, são informações que me são concedidas através das respostas a um briefing especial. Quando a noiva vem até mim, já estou em posse das informações e tenho inclusive algumas sugestões de grinalda que irão combinar com tudo o que ela já escolheu anteriormente.

Uma informação importante: a escolha da grinalda se dá mais próxima da reta final do casamento. De 3 a 4 meses antes do casamento é o momento ideal para escolhê-la.

Rafael Serra (1)Rafael Serra (2)fotos Rafael Serra

MB: Como harmonizar grinalda e penteado?
Maria Rossetti: Eu acredito ser mais fácil definir primeiro o penteado. Em cima de uma ideia inicial, modelos de grinalda serão sugeridos. Penteados meio soltos, por exemplo, funcionam bem com peças centralizadas – podendo ser peças mais clássicas, com pérolas e brilhos ou ainda peças com flores. Outra sugestão linda são fios fininhos de pérolas, que podem funcionar como tiaras ou headbands delicadas.

Se o penteado for muito alto, por exemplo (com “moicanos” na parte da frente, que são elevações no cabelo), uma peça pequena talvez “suma”.

Quando o penteado escolhido é mais “messy”, bagunçadinho, peças mais soltas como flores ou arranjos assimétricos caem muito bem. Lembrando que nada disso é uma regra: são apenas indicações para começar a buscar e pesquisar sobre o que você gosta e o que fica melhor para você!

VidaFoto- (2)
VidaFoto- (1)fotos VidaFoto

MB: Quais são os tipos de grinalda mais indicados para noivas com menos cabelo ou fios mais fininhos?
Maria Rossetti: Falando em estilo, qualquer peça pode ser usada. Mas se você tem cabelos fininhos ou menos cabelo, preste atenção no jeito de prender a grinalda no cabelo. Peças com pentes estilo “tic-tac” (pentinhos que, com pouquíssimos fios, já prendem na cabeça) funcionam bem para noivas com esse tipo de cabelo.

Outro truque pouco conhecido: caso o cabelo seja muito liso ou muito fino, dá para fazer micro trancinhas escondidas por baixo do penteado. Elas irão servir de apoio para pentes ou tic-tacs e dá para dançar a noite toda sem medo de que a peça caia ou mude de lugar na cabeça.

0393-D-Sfoto Aloha Fotografia

MB: E para as noivas com cabelos mais grossos e com volume?
Maria Rossetti:
Não acredito ter restrições para ter esse tipo de cabelo. A única coisa que gosto de pensar é em harmonizar o estilo da noiva com o acessório. Um exemplo clássico: noivas de cabelo enrolado que pretendem usar flores devem tomar cuidado para não ficar com aquela cara de “festa de debutante”. Acho que o momento do casamento pede outro tipo de solução.
Angélica E Diego - Baixa-654
foto Vidafoto

Anna-ramos (4)
foto Anna Ramos

Espero ter te auxiliado na escolha do tipo de grinalda ideal para você! ♡

www.mariarossetti.com.br
Acompanhe nossas mídias sociais:
YouTube Pinterest Instagram Facebook

Comentários

Comentários