Mundo casamento: qual a diferença entre referência, inspiração e cópia?

na foto: nosso casquete Dora, vestido Lascivité, beleza Paula Teixeira e foto Chez Cris 

Existe uma diferença entre admirar o trabalho de alguém, usar como referência ou como inspiração … ou então simplesmente copiar ! Hoje vou falar – muito pessoalmente, claro – sobre as diferenças entre referência, inspiração e cópia.

A vontade de escrever esse texto nasceu depois de ter escrito esse aqui, onde eu conto sobre uma situação chata que aconteceu aqui no atelier: uma pessoa se passou por noiva, comprou um acessório meu e passou a realugá-lo indiscriminadamente! Depois que a raiva passou (hehehehe), refleti muito e hoje quis explicar as diferenças entre essas três “modalidades”. Vamos lá? 

♥ Quando é referência … 

Referência para mim é quando você utiliza um elemento de uma obra alheia em sua criação.

Um exemplo: a #noivaMR Dani me procurou e enviou essa referência da esquerda. Uma coroa de flores de laranjeira feita com cipozinho, toda trançada. O que ela queria não era uma cópia: ela desejava a leveza e o ar romântico da peça, materializados em uma coroa delicada!

Desenvolvi um fio de pérolas com florzinhas de tecido feitas à mão que achamos que caiu maravilhosamente bem nesse cabelo ruivo de outro mundo que a Dani tem!  Foi um casamento duplo (dela e da irmã Daia) e foi LINDO! [clique para ampliar]

Referencia-copia-inspiracao-inspired2 Copy
14707965 10154599736228454 761364513431831795 O
fotos: Marcos Oliveira

♥ Quando é inspiração … 

Já a inspiração é algo que eu considero ainda mais interessante: transformar algo intangível em outra coisa. Inspirar-se em um vôo de um pássaro para criar um número de dança. Ouvir uma música e criar uma estampa. Ver uma textura e montar um jardim.

Para exemplificar, esse é o trabalho do Estúdio Arteiro, responsável pelo logo do meu atelier. A inspiração: os cactos e suas flores! [clique para ampliar]
Estudio-arteiro-maria-rossetti-identidade-visual-noivas-blog2
Um outro exemplo: o trabalho do arquiteto Santiago Calatrava, largamente inspirado na figura humana. E o quanto é lindo ver o movimento do corpo humano transmitido por uma obra arquitetônica? [clique para ampliar]
Santiago-calatrava-drawings

Santiago-calatrava

E quando é cópia … 🙁

Bom, a cópia é o mais óbvio de todos e infelizmente é que muita gente faz:
Copias

Faz porquê é bem mais fácil, né gente? Pesquisar, construir um trabalho, ler, produzir algo  … tudo isso dá trabalho!

De um jeito ou de outro, as clientes mais sensíveis (que são as que geralmente se atraem pelo meu trabalho) acabam “pescando” quando o trabalho é cópia e sabem, de uma maneira ou de outra, que aquilo não é legal.

Encontrei um texto muito bacana no blog da Vitória Chaves falando sobre produtos conhecidos como inspired (que nada mais são do que cópias) e quero finalizar esse post com ele:

“Nem todas as pessoas têm acesso a revistas de moda ou sites ou whatever. Simplesmente vão ao shopping, acham um produto bonito e o compram, sem nem saber que estão adquirindo uma imitação. Outras não têm dinheiro para bancar uma bolsa de grife, por exemplo, de jeito que acabam por comprar uma versão mais barata com design semelhante. Eu mesma adoraria ter uma Birkin, mas é tão cara… Ainda assim não compraria uma imitação. Prefiro ser tudo que eu posso ser, com criatividade e irreverência, buscando sempre informações sobre moda e estilo (não apenas novidades, mas referências históricas também), viajando, descobrindo novidades, a ser um cabide de grifes. Ou pior, um cabide de imitações de grifes. Resumindo: Acho degradante usar os tais produtos inspired.”

E é isso que quero transmitir para todas as clientes do meu atelier: com criatividade, senso estético e muita dedicação, quero criar acessórios que encantem e participem das lindas histórias que vocês querem contar no grande dia de todas vocês!

www.mariarossetti.com.br
Acompanhe nossas mídias sociais:
YouTube Pinterest Instagram Facebook

Comentários

Comentários

mar 20, 2017 | Posted by in Nossas criações, Sobre Casar | 0 comments

Add Your Comment

Your email address will not be published.

Premium Wordpress Themes by UFO Themes